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Alimentação Intuitiva vs Consciente

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Neste artigo, vamos tentar explicar as diferenças entre Alimentação Intuitiva e Alimentação Consciente. Saiba tudo sobre a forma mais natural de se alimentar.

A Alimentação Intuitiva é uma abordagem de saúde e alimentação que rejeita totalmente as dietas, os planos alimentares e a necessidade de disciplina ou força de vontade para se alimentar. No fundo, é um processo, uma jornada pessoal entre corpo e mente e pressupõe que compreenda e respeite as suas emoções, os seus instintos básicos e biológicos, assim como os seus pensamentos.

Para quê? A resposta é mais simples do que se possa imaginar. No fundo, pretende-se normalizar a sua relação com a comida e com o seu corpo.

Principais diferenças de ambas as formas de nutrição

A Alimentação Intuitiva tem muito dos princípios da alimentação consciente. Ainda assim, ambas têm métodos e filosofias diferentes.

A Alimentação Intuitiva, além de lhe pedir que esteja mais consciente quando se nutre, agrega também a defesa do movimento para que se sinta bem. Rejeita totalmente a mentalidade de dieta e utiliza a nutrição sem julgamento para que possa respeitar o seu corpo – independentemente da forma como pensa que esse corpo a faz sentir. No fundo, o que mais interessa é honrar as suas necessidades para que se possa sentir bem.

Na sua base estão 10 princípios que ajudam a compreender os sinais biológicos de fome, saciedade e satisfação. Desta forma, será possível aprender a confiar no seu corpo em relação à necessidade comer TODO o tipo de comida.

De acordo com este estudo, os princípios da Nutrição Intuitiva podem ser resumidos em 3 características fundamentais. Assim, este tipo de alimentação ensina a:

1. Comer devido a sinais biológicos da fome em vez de comer por razões emocionais

2. Depender unicamente de sinais internos de fome para começar a comer e sinais de saciedade para terminar a refeição

3. Ter permissão incondicional para comer, sempre respeitando o corpo, a fome e a saciedade.

Benefícios da Alimentação Intuitiva

Existem agora mais de 100 estudos científicos que mostraram os benefícios deste tipo de alimentação. Eles demonstram que a alimentação intuitiva leva a:

  • Autoestima elevada
  • Melhor imagem corporal
  • Mais satisfação com a vida
  • Otimismo e bem-estar
  • Habilidades proativas de lidar com situações difíceis
  • Índices de massa corporal inferiores
  • Níveis mais altos de colesterol HDL (colesterol ‘saudável’)
  • Níveis mais baixos de triglicerídeos
  • Índices mais baixos de alimentação emocional
  • Índices mais baixos de alimentação desordenada (desorganizada)

Resumindo, esta é uma forma de sintonização da mente, do corpo e da forma como nutres o teu corpo.

Para quem luta com problemas alimentares, tanto a alimentação consciente e sobretudo a alimentação intuitiva vão facilitar a normalização da nutrição.

Compreenda melhor o que é uma Alimentação Intuitiva e consciente.

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