Neste artigo, vamos tentar explicar as diferenças entre Alimentação Intuitiva e Alimentação Consciente. Saiba tudo sobre a forma mais natural de se alimentar.
A Alimentação Intuitiva é uma abordagem de saúde e alimentação que rejeita totalmente as dietas, os planos alimentares e a necessidade de disciplina ou força de vontade para se alimentar. No fundo, é um processo, uma jornada pessoal entre corpo e mente e pressupõe que compreenda e respeite as suas emoções, os seus instintos básicos e biológicos, assim como os seus pensamentos.
Para quê? A resposta é mais simples do que se possa imaginar. No fundo, pretende-se normalizar a sua relação com a comida e com o seu corpo.
Principais diferenças de ambas as formas de nutrição
A Alimentação Intuitiva tem muito dos princípios da alimentação consciente. Ainda assim, ambas têm métodos e filosofias diferentes.
A Alimentação Intuitiva, além de lhe pedir que esteja mais consciente quando se nutre, agrega também a defesa do movimento para que se sinta bem. Rejeita totalmente a mentalidade de dieta e utiliza a nutrição sem julgamento para que possa respeitar o seu corpo – independentemente da forma como pensa que esse corpo a faz sentir. No fundo, o que mais interessa é honrar as suas necessidades para que se possa sentir bem.
Na sua base estão 10 princípios que ajudam a compreender os sinais biológicos de fome, saciedade e satisfação. Desta forma, será possível aprender a confiar no seu corpo em relação à necessidade comer TODO o tipo de comida.
De acordo com este estudo, os princípios da Nutrição Intuitiva podem ser resumidos em 3 características fundamentais. Assim, este tipo de alimentação ensina a:
1. Comer devido a sinais biológicos da fome em vez de comer por razões emocionais
2. Depender unicamente de sinais internos de fome para começar a comer e sinais de saciedade para terminar a refeição
3. Ter permissão incondicional para comer, sempre respeitando o corpo, a fome e a saciedade.
Benefícios da Alimentação Intuitiva
Existem agora mais de 100 estudos científicos que mostraram os benefícios deste tipo de alimentação. Eles demonstram que a alimentação intuitiva leva a:
- Autoestima elevada
- Melhor imagem corporal
- Mais satisfação com a vida
- Otimismo e bem-estar
- Habilidades proativas de lidar com situações difíceis
- Índices de massa corporal inferiores
- Níveis mais altos de colesterol HDL (colesterol ‘saudável’)
- Níveis mais baixos de triglicerídeos
- Índices mais baixos de alimentação emocional
- Índices mais baixos de alimentação desordenada (desorganizada)
Resumindo, esta é uma forma de sintonização da mente, do corpo e da forma como nutres o teu corpo.
Para quem luta com problemas alimentares, tanto a alimentação consciente e sobretudo a alimentação intuitiva vão facilitar a normalização da nutrição.
Compreenda melhor o que é uma Alimentação Intuitiva e consciente.
Uma resposta