fbpx
Procurar
Close this search box.

16 alimentos saudáveis para ter na despensa

16-alimentos-saudaveis

Um dos inconvenientes dos alimentos naturais é que eles se estragam com facilidade, o que significa que uma alimentação saudável requer visitas frequentes aos supermercados. Hoje, partilho consigo 16 alimentos saudáveis que não se estragam facilmente.

No contexto em que vivemos, isso é algo a ser evitado. Contudo não temos de nos render à comida processada e aos ultracongelados carregados de químicos e conservantes artificiais.

Existem muitos alimentos saudáveis que ​​podem ser armazenados durante um longo período de tempo!

Aponte estes 16 alimentos saudáveis e fáceis de conservar para os ter em bulk na sua cozinha sem comprometer a sua saúde e bem-estar.

16 Alimentos Saudáveis que não se Estragam Facilmente

Frutos secos

Com tantas opções para escolher, os frutos secos são uma excelente fonte de gordura, fibras e ainda contém alguma proteína. A textura crocante faz-nos sentir mais saciadas e satisfeitas, sendo uma excelente adição à refeição!

A maioria dos frutos secos (como nozes, amêndoas e caju) enquadra-se na categoria de alimentos saudáveis que não se estragam facilmente consegue durar vários meses sem perder qualidade! O mesmo se verifica nas manteigas de frutos secos!

Grãos e feijão secos

Normalmente, os grãos podem ser armazenados por anos, desde que sejam mantidos secos e bem fechados. A sua preparação depende muito de grão para grão. Lentilhas podem ser cozinhadas sem serem demolhadas, já alguns feijões não é bem a mesma coisa. Se há altura em que temos mais tempo de demolhar e cozer feijão, é esta! Experimente! O sabor e textura ficam sublimes!

Além disso, o feijão está entre os alimentos mais nutritivos que podemos comer. Estão carregados de fibras e de vários minerais importantes, como magnésio (para não falar de um excelente teor de proteína).

O feijão é uma das fontes mais fáceis de proteína para armazenar a longo prazo. Eles têm um teor de humidade naturalmente baixo e podem durar anos.

Se é intolerante ao glutén considere arroz, trigo sarraceno e aveia sem glúten.

Chocolate negro

Yes! I said it!

O chocolate negro armazenado num local fresco e seco pode durar de 4 a 6 meses após a data de validade indicada no rótulo (mas sejamos realistas, só dura 4 meses se tivermos imensas tabletes!)

É uma excelente fonte magnésio, tem muitos antioxidantes e muitos outros micronutrientes importantes.

Vegetais e frutas em conserva de vidro

Frutas e legumes enlatados que foram fermentados ou em conserva são vendidos em frascos de vidro hermeticamente também são alimentos saudáveis que não se estragam facilmente.

Como geralmente são conservados solução ácida, podem durar anos!

Cuidado com as conservas de fruta, escolha uma variedade que não contenha açúcar adicionado.

Fruta desidratada

As frutas desidratadas continuam a ter nutrientes, como por exemplo as fibras. Contudo, devem ser consumidas em moderação devido ao alto teor de açúcar e calorias para o volume que têm.

O processo de desidratação vai impedir com que as frutas estraguem.

Jerky

É basicamente carne desidratada e ainda não muito comum na nossa cozinha tradicional.

Assim como os feijões secos, o jerky pode ser uma ótima opção para quem procura alimentos proteicos.

Já está disponível na Prozis, assim como em algumas lojas de nutrição.

Praticamente qualquer carne pode ser seca ou desidratada e armazenada por até um ano ou mais, desde que armazenada em embalagem hermética.

Proteína em pó

Qualquer proteína em pó, desde a mais comum whey (proteína de soro de leite) às veganas, são fontes de proteína fáceis de armazenar, que podem durar até 5 anos. A proteína é extremamente versátil e pode ser utilizada na confeção de várias receitas.

Leite em pó

Semelhante à whey, o leite em pó desidratado é fácil de ser armazenado na nossa dispensa e dura ainda mais que a proteína em pó, podendo durar até 10 anos.

Mel

O mel é um antibiótico natural devido ao seu processo de criação na colmeia e é um dos alimentos saudáveis que não se estragam facilmente da minha lista. (1)

O facto de ele ser alto em açúcar e baixo em humidade faz com que ele possa durar anos e anos, se for bem armazenado.

Se quiser adoçar a sua comidinha, é uma excelente opção pois é um alimento não refinado (ao contrário do açúcar branco comum). Contudo, tal como o açúcar, deve ser consumido com moderação.

Queijo duro com uma casca de cera

Género do Terra Nostra ou Limiano, as bolinhas em casca vermelha. Quando o queijo é selado numa capa de cera, conserva-se durante muito mais tempo. Uma vez quebrada a capa, proteja a parte exposta do oxigénio, tapando-a com papel vegetal ou numa caixa hermética.

Manteiga Ghee

Ghee é manteiga clarificada, que pode ser confecionada em sua casa e a única coisa que precisa é de manteiga e uma frasco hermético para a conservar. É uma excelente alternativa para as pessoas que têm dificuldade em digerir lactose (tem menos lactose que a manteiga normal).

Por ser maioritariamente uma gordura saturada, pode durar muito tempo à temperatura ambiente desde que esteja bem selada!

Azeite virgem extra

O azeite pode durar por mais de um ano quando mantido num local escuro e fresco. Azeites em garrafa de vidro escuro têm mais condições para manter todas as suas propriedades e sabor, pois o vidro protege o azeite da luz! À procura de uma azeite novo fenomenal? Comece a procurar pela garrafa!

Azeitonas em conserva

As azeitonas são uma fonte saudável de gordura e podem durar mais de um ano se conservadas adequadamente. Pode lavar as azeitonas antes de servir para retirar o excesso de sal e apreciar os outros sabores que a azeitona tem para oferecer!

Sementes

As sementes são uma excelente adição à sua cozinha! Uma fonte natural de gordura e fibra com alguma proteína à mistura. Há imensas variedades Desde sementes de linhaça, chia, girassol e abóbora, as opções são infinitas!

Sal

Nunca viu bolor em sal, certo?. O sal puro é um ambiente muito hostil para bactérias e nunca se estraga.

Ervas e especiarias secas

Assim como qualquer planta que passou por um processo de secagem e desidratação, as ervas secas e especiarias são alimentos fantásticos para armazenar durante longos períodos de tempo.

Os melhores alimentos para armazenar por longos períodos são aqueles que tenham pouca ou nenhuma humidade e não são sensíveis à temperatura.

Alimentos mais húmidos também podem ser armazenados durante muito tempo, mas requerem procedimentos e cuidados especiais para evitar que estraguem!

Em consideração a alimentos frescos, como vegetais, guarde-os bem embalados depois de abertos. Colocar apenas na gaveta do frigorífico não chega, use sacos (de preferência de pano) ou caixas para os conservar dentro do frigorífico!

Veja aqui algumas ideias para a ajudar a preparar a sua lista de compras.

Referências:

(1) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3609166/

POSTS RELACIONADOS

Castanhas Portuguesas: As Delícias Nutricionais

As castanhas são das iguarias que mais gosto. São extremamente versáteis (podem ser assadas, cozidas, no forno, ou na airfryer). Embora pequenas, estão cheias de

Comer saudável no shopping – o teu guia

Comer no shopping pode ser uma experiência deliciosa, mas frequentemente coloca desafios para aqueles que desejam manter uma abordagem saudável e intuitiva à alimentação. Como

13 Razões para sentires fome constantemente

Sentes fome constantemente? Mesmo depois de terminares uma refeição? Isso pode ser sinal de: Comer proteína e fibra suficientes, uma boa hidratação e uma boa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *