fbpx
Procurar
Close this search box.

Receita de Barra Proteica Vegana

barra-proteica2

Aqui está um exemplo de uma barra proteica vegana caseira de chocolate, absolutamente deliciosa e natural. Não há ponta de culpa ou de remorso que vá servir de acompanhamento a esta iguaria. É simples, rápida e perfeita para quem gosta de ter os seus snack docinhos para degustar ao longo do dia.

Receita de barra proteica vegana

Com textura de brownie, esta barra é perfeita para todos – vegans e não vegans – que procuram uma dose extra e deliciosa de proteína.

(Veja aqui a importância de consumir proteína no seu dia a dia para se sentir saciada e para uma vida mais saudável!)

De desfazer na boca, o seu sabor a cacau fica muito presente! A camada de chocolate de leite por cima dá aquele ‘crack’ perfeito a cada dentada. O contraste adocicado do chocolate de leite com cacau cria um equilíbrio delicado no paladar e as avelãs no recheio trazem um crocante nutty delicioso. O toque final para tudo. A cereja em cima de bolo. Afinal, chocolate e avelãs vão na perfeição!

Notas importantes!

  1. Fiz duas versões: uma mais simples e outra mais elaborada. Quem já conhece o PROTEINANDO já sabe como personalizar as suas criações de forma a confecionar vários docinhos versáteis e super equilibrados de uma só vez. Uma das maneiras é, tal como neste receita, usar a mesma base para 2 versões diferentes.
  2. Nesta receita fiz uma versão simples e uma mais elaborada (esta última com avelãs ou outro fruto seco e com uma capa de chocolate de leite). Os ingredientes abaixo são para metade da receita com barras simples e a outra metade com barras elaboradas.
  3. A proteína usada foi a de arroz, sabor neutro da EU Nutrition. As proteínas vegetais, regra geral, tem um trago mais a terra e são mais difíceis de serem trabalhadas. Embora tenha usado proteína de arroz, a de ervilha costuma ser as mais fácil conseguir uma harmonia nos sabores (but I do like a challenge!).
  4. Qualquer outra proteína vegetal (com ou sem sabor), assim como whey, também serve.
  5. O cacau magro em pó foi orgânico, que tem um sabor mais intenso. Como o cacau também tem uma nota mais amarga, o uso de adoçante é importante nesta receita.
  6. A manteiga de amendoim foi da suave e sem pedaços.
  7. Para derreter o chocolate coloca no microondas em intervalos de 20seg e mexe de intervalo para intervalo.
  8. O leite usado foi vegetal de amêndoa sem açúcar, mas pode ser substituído por qualquer líquido, incluindo café! Contudo, o líquido deve estar sempre frio (assim é mais fácil trabalhar a textura da massa). Embora a quantidade sugerida na receita, acrescente sempre o líquido com muito cuidado e aos pouquinhos, envolvendo sempre. Consoante a textura da sua proteína, pode precisar de mais ou de menos líquido, daí ser muito importante ter cuidado para não ficar com uma mousse em vez de uma pasta (embora também fosse muito boa! Yum!). Este é sem dúvida um dos passos cruciais para uma boa barra de proteína caseira!
  9. Aconselho sempre o uso de luvas látex neste tipo de receitas. Assim consegue misturar bem os ingredientes e ter uma melhor perceção da consistência da massa. As luvas podem (e devem!) ser lavadas no final para reutilizar na próxima receita de barra proteica – acredite, vai querer repetir!)

Ingredientes para a barra proteica vegana

  1. 54gr de proteína vegana (ver nas notas qual usei)
  2. 3 colheres de sobremesa mal cheia de manteiga de amendoim (30gr, ou de outro fruto seco)
  3. 3 colheres de sopa de cacau magro em pó (36gr)
  4. 4 colheres de sopa de adoçante em xarope sem calorias (syrup – 40gr, usei da Prozis mas qualquer adoçante líquido, desde mel a geleia de arroz, serve)
  5. Adoçante stevia granulado qb
  6. 60gr de leite de amêndoa
  7. Avelãs a gosto picadinhas (cerca de 5, ou outro fruto seco, opcional)
  8. 15gr de chocolate de leite (opcional mas delicioso)

Confeção:

  • Coloque todos os ingredientes secos (exceto as avelãs) com a manteiga de amendoim numa taça larga. Com o uso das luvas, amasse tudo muito bem.
  • Acrescente o leite aos poucos e vá amassando até ter uma massa moldável. Se a massa tiver muito seca e a desfazer-se, acrescente mais leite. Se tiver muito líquida e a colar-se às mãos ou luvas, acrescente mais proteína.
  • Divida a massa em 2 partes iguais. Numa das metades acrescente as avelãs (estas são as barras mais elaboradas)
  • Molde as duas massas em forma de retângulo, coloque sobre papel vegetal e leve ao frigorífico durante 30 minutos.
  • Parta a massa em 4 barras iguais.
  • Derreta o chocolate consoante as notas acima, coloque por cima das barras mais elaboradas. Leve ao frigorífico para o chocolate solidificar.

E assim está feito! São deliciosas e perfeitas para aquele snackzinho a meio da tarde ou ao final do dia! Conserve-as dentro de uma caixa hermética dentro do frigorífico ou congele-as (sem problema algum!) Caso queira transportar estas barras proteicas veganas, embrulhe-as em papel vegetal ou papel prata. Tenha cuidado em dias mais quentes porque pode afetar a textura!

Vão super bem como snack principal ou por cima das suas papas ou mousse de caseína!

(Quer saber mais sobre como satisfazer o apetite no final do dia? Veja aqui como a posso ajudar!)

Calorias por barra simples:
137kcal
16.3gr de proteína
5.3gr de gordura
3.6gr de hidratos

Calorias por barra elaborada:
195kcal
17.2gr de proteína
9.4gr de gordura
8.7gr de hidratos

Pode encontrar o valor nutricional das barras elaboradas no MyFitnessPal com o nome Barras veganas de chocolate(@fitjoannelondon)

Veja ainda mais receitas grátis no meu blog e segue-me no Pinterest para não perder nenhuma sugestão deliciosa e saudável, como estas barras proteicas veganas!

Lembre-se: somos fantásticas!

POSTS RELACIONADOS

Castanhas Portuguesas: As Delícias Nutricionais

As castanhas são das iguarias que mais gosto. São extremamente versáteis (podem ser assadas, cozidas, no forno, ou na airfryer). Embora pequenas, estão cheias de

Comer saudável no shopping – o teu guia

Comer no shopping pode ser uma experiência deliciosa, mas frequentemente coloca desafios para aqueles que desejam manter uma abordagem saudável e intuitiva à alimentação. Como

13 Razões para sentires fome constantemente

Sentes fome constantemente? Mesmo depois de terminares uma refeição? Isso pode ser sinal de: Comer proteína e fibra suficientes, uma boa hidratação e uma boa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *