Sabes o que é Binge? Uma palavra simples para uma situação complexa.
Binge e compulsão: as 2 razões
Razão biológica
Uma das razões principais é extrema restrição e rigidez perante a comida. O teu corpo manda sinais fortes para comer porque existe uma grande privação de energia e de nutrição e, quando te permites comer, não vais conseguir parar.
Já referi várias vezes: comer é uma necessidade natural, tal como respirar. Se suprimires a respiração durante muito tempo, ou se respirares só aos pouquinhos, quando realmente te permitires respirar vais encher os pulmões de forma automática. Vai chegar a uma altura que não aguentas mais e VAIS precisar de respirar. O mesmo acontece com a nossa alimentação. Vais precisar de acabar com os enormes impulsos que tens para comer. A isto chama-se instinto de sobrevivência.
Sem respirar, sem dormir, sem ir à casa de banho, sem comer morreríamos. Daí o corpo ter mecanismos para nos despertar a vontade para satisfazer essas necessidades. Ele não sabe que te estás a privar de comida voluntariamente. Na realidade, não sabe que se quiseres pode ir ao supermercado e comer imediatamente. Apenas acha que estás sem possibilidade de te alimentares. Quando te alimentas, come demais.
(para melhor compreender este fenómeno, podes aprender neste artigo)
A solução para binge biológico
Naturalmente, comer o suficiente para te sentires bem física e EMOCIONALMENTE. O primeiro passo é reconectares-te com o teu corpo e rejeitar a mentalidade de dieta. Uma nova dieta só vai dar regras e restrições, permitindo-te viver de forma limitada e insatisfatória a longo prazo. Daí estares a ler este artigo. Já viveste o ciclo das dietas e sabes que isso não é sustentável.
Tens de alimentar o teu corpo sem medos, sem regras, sem restrições, e comer intuitivamente. Podes compreender melhor sobre este processo aqui.
Razões emocionais
Outra razão pela qual podes perder o controlo na tua alimentação é porque estás a evitar, a adormecer, a mascarar, a adiar (etc) sentir determinado sentimento ou lidar com determinada situação. Recorres à comida para te fazer esquecer, para te ajudar a descansar de um dia caótico, para ter um momento TEU.
Isso é considerado comer as emoções ou comer pelas emoções.
Solução
Primeiro que tudo, não te julgues. Não és menos, não és uma fraca, não és lixo. Mereces amor, mereces ser ouvida e tens valor. Comer é a maneira que encontraste para lidar (e sobreviver ) a determinadas situações ao longo da vida. Todos temos mecanismos para lidar com situações difíceis e o teu mecanismo é comer. É difícil de superar, mas é possível. De forma a viver e sentir as tuas emoções (e redescobrir o prazer de comer sem culpa nem dramas).
Mereces isso. Comer intuitivamente também te vai ajudar neste campo. Podes também fazer um exercício que me ajudou e que ensino a todas as minhas clientes que comem emocionalmente. Podes encontrá-lo aqui. Acredita, não estás sozinha e é bastante normal.
Muitas mulheres precisam de ajuda a superar tanto o binge (compulsões e descontrolos mais esporádicos), como as compulsões crónicas. Se precisas de ajuda para finalmente acabar com esse ciclo vicioso e reclamares a tua VIDA podes ver aqui em detalhe como te vou ajudar!
2 respostas