fbpx
Procurar
Close this search box.

Razões principais para binge e como parar

Bringe

Sabes o que é Binge? Uma palavra simples para uma situação complexa.

Binge e compulsão: as 2 razões

Razão biológica

Uma das razões principais é extrema restrição e rigidez perante a comida. O teu corpo manda sinais fortes para comer porque existe uma grande privação de energia e de nutrição e, quando te permites comer, não vais conseguir parar.

Já referi várias vezes: comer é uma necessidade natural, tal como respirar. Se suprimires a respiração durante muito tempo, ou se respirares só aos pouquinhos, quando realmente te permitires respirar vais encher os pulmões de forma automática. Vai chegar a uma altura que não aguentas mais e VAIS precisar de respirar. O mesmo acontece com a nossa alimentação. Vais precisar de acabar com os enormes impulsos que tens para comer. A isto chama-se instinto de sobrevivência.

Sem respirar, sem dormir, sem ir à casa de banho, sem comer morreríamos. Daí o corpo ter mecanismos para nos despertar a vontade para satisfazer essas necessidades. Ele não sabe que te estás a privar de comida voluntariamente. Na realidade, não sabe que se quiseres pode ir ao supermercado e comer imediatamente. Apenas acha que estás sem possibilidade de te alimentares. Quando te alimentas, come demais.

(para melhor compreender este fenómeno, podes aprender neste artigo)

A solução para binge biológico

Naturalmente, comer o suficiente para te sentires bem física e EMOCIONALMENTE. O primeiro passo é reconectares-te com o teu corpo e rejeitar a mentalidade de dieta. Uma nova dieta só vai dar regras e restrições, permitindo-te viver de forma limitada e insatisfatória a longo prazo. Daí estares a ler este artigo. Já viveste o ciclo das dietas e sabes que isso não é sustentável.

Tens de alimentar o teu corpo sem medos, sem regras, sem restrições, e comer intuitivamente. Podes compreender melhor sobre este processo aqui.

Razões emocionais

Outra razão pela qual podes perder o controlo na tua alimentação é porque estás a evitar, a adormecer, a mascarar, a adiar (etc) sentir determinado sentimento ou lidar com determinada situação. Recorres à comida para te fazer esquecer, para te ajudar a descansar de um dia caótico, para ter um momento TEU.

Isso é considerado comer as emoções ou comer pelas emoções.

Solução

Primeiro que tudo, não te julgues. Não és menos, não és uma fraca, não és lixo. Mereces amor, mereces ser ouvida e tens valor. Comer é a maneira que encontraste para lidar (e sobreviver ) a determinadas situações ao longo da vida. Todos temos mecanismos para lidar com situações difíceis e o teu mecanismo é comer. É difícil de superar, mas é possível. De forma a viver e sentir as tuas emoções (e redescobrir o prazer de comer sem culpa nem dramas).

Mereces isso. Comer intuitivamente também te vai ajudar neste campo. Podes também fazer um exercício que me ajudou e que ensino a todas as minhas clientes que comem emocionalmente. Podes encontrá-lo aqui. Acredita, não estás sozinha e é bastante normal.

Muitas mulheres precisam de ajuda a superar tanto o binge (compulsões e descontrolos mais esporádicos), como as compulsões crónicas. Se precisas de ajuda para finalmente acabar com esse ciclo vicioso e reclamares a tua VIDA podes ver aqui em detalhe como te vou ajudar!

POSTS RELACIONADOS

Castanhas Portuguesas: As Delícias Nutricionais

As castanhas são das iguarias que mais gosto. São extremamente versáteis (podem ser assadas, cozidas, no forno, ou na airfryer). Embora pequenas, estão cheias de

Comer saudável no shopping – o teu guia

Comer no shopping pode ser uma experiência deliciosa, mas frequentemente coloca desafios para aqueles que desejam manter uma abordagem saudável e intuitiva à alimentação. Como

13 Razões para sentires fome constantemente

Sentes fome constantemente? Mesmo depois de terminares uma refeição? Isso pode ser sinal de: Comer proteína e fibra suficientes, uma boa hidratação e uma boa

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *