Muitas pessoas assustam-se com a ideia de quarentena. Não só a de não ter nada para fazer, como não saber como resistir à tentação de passar o dia todo na cozinha ou como se manter minimamente ativo.
Mas atenção: há coisas que pode fazer para tornar a sua quarentena saudável.
Um estudo de 2004 descobriu que os residentes de Toronto em quarentena durante a SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) exibiram sintomas de depressão e stress pós traumático.
A SARS foi mais letal que o pandêmico coronavírus, matando 10% dos que atacou, mais que o dobro da taxa de mortalidade atualmente estimada do COVID-19. Mas a SARS foi controlada em relativamente pouco tempo.
As pessoas que estavam de quarentena não tinham a possibilidade de comunicarem através de Skype ou o WhatsApp. “Foi um isolamento profundo”, disse a Dr. Rima Styra, professora associada do departamento de psiquiatria da Universidade de Toronto e co-autora do artigo de 2004. Tinham também sentimentos de medo.
Indivíduos com um problema de saúde mental preexistente, como ansiedade, podem mais vulneráveis aos efeitos psicológicos negativos durante uma (ainda) auto-quarentena; assim como os idosos, que podem não ter os mesmos contactos sociais que os mais jovens, ou mesmo facilidade a entreterem-se com tarefas mais práticas, como fazer a comida ou lavar roupa, disse a Dr. Styra no estudo referido acima.
6 Coisas para fazer numa Quarentena Saudável
Posto isto, é extremamente importante mantermos a mente ocupada durante o período de isolamento, tornando a quarentena saudável.
Siga as 6 ideias em baixo para ter uma quarentena não só produtiva, como também saudável.
Defina uma hora para acordar e deitar
É muito normal ficarmos acordados pela noite dentro, adiando do sono. Isto faz com que no dia a seguir nos levantemos mais tarde, e todo o nosso dia fica desregulado e descontrolado. Pequeno almoço ao meio dia, almoço às três, uns petiscos aqui e ali, jantar às 9 da noite e petiscos até às tantas da madrugada. As tarefas que tinha para fazer ficam adiadas, embora tivesse todo o tempo do mundo. Desde andar de pijama o dia todo, a ter a louça por lavar, tudo isto contribuí para um sentimento de descontrolo e de desinteresse pelas possibilidades que um dia livre lhe pode dar.
O primeiro passo para contrariar isso é comprometer-se a acordar cedo (cedo para mim é às 6h, mas para si pode ser às 11h, cada um tem o seu ritmo) e, consequentemente, deitar-se de forma a cumprir 8h de sono. Este é o primeiro passo para ganhar controlo e não sentir que não tem propósito. Quando definir isto, ponha em prática o ponto abaixo.
Experimente novos pequenos-almoços
Lembra-se daquela receita que já está para experimentar há meses? Pois agora é a hora de a fazer. Não só o pequeno almoço é muito importante, como também raramente temos tempo para o saborearmos. Dê-se tempo para escolher o que quer comer, confecionar e apreciar.
É sempre uma melhor opção fazer isto ao pequeno almoço, pois assim pode gerir o que vai comer o resto do dia com mais flexibilidade.
Se decidir fazer o mesmo ao jantar, que é o mais comum na nossa cultura, pode correr o risco de acabar por consumir calorias a mais no final do dia. Se começar logo de manhã com uma refeição reforçada, vai ficar com menos apetite para o lanche da manhã ou almoço, mantendo o equilíbrio das calorias. Para além de que o jantar pode ter 2 a 3 momentos: entrada, prato principal e sobremesa. São 3 oportunidades de cometer excesso. O pequeno almoço é tradicionalmente visto como uma refeição com 1 momento só, e aqui reduzimos para 1/3 as probabilidades de excesso! Perfeito!
Mantenha-se ativo
Este pode ser o desafio a cumprir durante a sua quarentena saudável. Se estiver num sitio privilegiado em que tenha campo à volta, aproveite para fazer caminhadas de 40min a 1hora. Se viver num sitio mais urbano, procure parques extensos (caso não seja proibido ir para lá) para fazer uma caminhada. Aproveite para limpar as prateleiras de casa de cima abaixo, ou passear os cães como nunca os passeou. Contudo, tome sempre as medidas de segurança necessárias.
Sublinho que a maior parte da nossa atividade física é feita no dia a dia com as deslocações que fazemos (não é na aula do ginásio). Se está por casa, tem mesmo de fazer um esforço redobrado para mexer mais.
Treine em casa
Treino é exercício físico de forma pensada, estruturada e repetida. Não pode considerar limpar a casa como ‘treinar’, ou fazer uns exercícios sem nexo nenhum e considerar o seu workout do dia. Para além da atividade referida no ponto anterior, é muito importante dedicar um período do seu dia exclusivamente a fazer o corpo mexer acima do esforço normal.
Há imensas opções de treino que pode seguir online (claro que há uns treinos melhor planeados que outros!). Se costuma treinar com pesos, seja criativo! Embalagens de farinha são demasiado leves. Utilize objetos como sacos de ração de cão, da areia dos gatos, garrafões de água, baldes com pedras do quintal, etc etc (já utilizei um escadote para servir de peso para treinar biceps!). Veja como a posso ajudar!
Selecione um livro e um filme para se entreter
A pilha de livros de Natal que ainda tem para ler, e os filmes gravados na box da TV são para ver agora. Em média, perdemos de 1 a 2h em transportes públicos de casa para o trabalho. Se está sem trabalhar ou a trabalhar a partir de casa, é importante utilizar esse tempo extra. Tal como é fulcral comprometer-se com uma hora para acordar e para deitar, acrescentar algo ao seu dia nas horas extra também vai ajudar a manter o controlo e a sensação de rotina tão importante para o nosso bem-estar.
Organize as tarefas
Se acha que tem pouco para fazer, mude já esse pensamento porque é meio caminho andado para a preguiça instalada. Pense no que tem que fazer (desde lavar a roupa a estudar), defina quando vai mexer o corpo, quando vai treinar, quando vai ver o seu filme e ler o seu livro e já tem grande parte do dia preenchido. Sobra tempo? Não se esqueça de pesquisar os novos produtos da Prozis ou Zumub para a sua próxima encomenda ou ver qual a próxima receita a fazer.
Depois de saber o que vai querer fazer, determina a altura do dia (se é de manhã, tarde ou noite).
Saber o que vai fazer vai ajudar a ter uma alimentação que a faça sentir bem!
Manter uma rotina, mexer o corpo, experimentar com novos sabores e definir o que vai fazer e quando é muito importante para também controlar as suas refeições e o intervalo entre elas!
Resistir às tentações que vivem na tua cozinha só é possível se se entreter a ganhar controlo do seu dia.
Se vir que vai precisar de uma orientação diária e pessoal veja aqui como a posso ajudar.
Se quer um plano de treino pessoal, assim como orientação diária para o acomodar ao material disponível (ou a falta dele) e à intensidade que deseja trabalhar veja aqui como a posso orientar.
São tempos esquisitos os que se aproximam, ninguém foi ensinado a lidar com a situação atual e vamos todos ter de o aprender juntos. Proteja-se, ocupe-se, seja produtivo e transforme a sua quarentena numa quarentena saudável.
Lembre-se: somos fantásticas!