A noção de beleza
A noção de beleza ou de um corpo bonito é algo que nos é ensinado. Vai variando consoante a história e, cada vez mais, consoante ad trends da sociedade. Por exemplo, este estudo concluí que anúncios publicitários retratam um ideal de beleza da mulher que é sexualizado e inatingível. O estudo ainda afirma que os padrões de beleza ditado pelos media são inatingíveis que de modo geral:A minha noção de beleza, saúde e auto cuidado foi ensinada ou ditada?
Façamos uma análise muito rápida (informação no livro Beyond Beautiful):A escolha é tua
Depois de compreendermos como surgiram os padrões de beleza femininos, podes decidir por ti mesma se queres continuar nessa busca e nesse frenesim, ou se preferes não participar neles. Não quer dizer começar a ignorar toda a rotina de beleza que já temos, pode ser começar a compreender que nem SEMPRE precisamos de estar na nossa noção pessoal de ‘perfeitas’ , pois essa noção foi ensinada. É importante salientar de que vai estar SEMPRE a sair novas trends de beleza por isso vamos estar sempre expostas a novos padrões de beleza.Como conseguir ter uma melhor relação com o corpo
Ter uma uma melhor com relação com o corpo e uma imagem corporal positiva não significa não te preocupares cm a tua aparência. Significa que tens escolha, podes usar a maquilhagem ou não, e isso não influencia diretamente o teu bem estar. Por exemplo, gosto de usar maquilhagem, mas raramente o faço e não deixo a falta de maquilhagem fazer sentir-me insegura ou menos que as outras mulheres (que QUASE todas estão de rímel e baton). Portanto, é tudo um processo de redefinir o que ‘belo’ significa para ti, e se te queres proteger e rejeitar certos padrões muitas vezes inatingíveis, criados unicamente para sentirmos insegurança. Se quiser saber mais sobre auto-estima e o amor pelo nosso corpo, não perca este artigo.Por onde começar?
Caso estejas preparada para ires contra a maré, aqui estão alguns conselhos:
Faz um detox da social media
Qualquer imagem que te faça sentir inferior, desmotivada ou como lixo, apaga essas fotos, deixa de seguir esses corpos nas redes sociais e deita fora essas revistas. Essas imagens não são reais. São sempre o highlight de alguém e muitas delas não são sustentáveis. Mesmo que essa pessoa não publique as fotos para te desmotivar ou te fazer sentir self conscious, deixa de seguir ou coloca em mute. Não te compares. Repete comigo, não te compares.
Isto inclui parar de ler livros e revistas que promovam dietas
Livra-te dessa informação que te dita o que deves ou não fazer. Ela afasta-te cada vez mais de compreenderes o que realmente precisas para te sentires verdadeiramente bem (e não bem devido a factores externos)
Usa roupa confortável
Yep, isso mesmo. Estás a ver aquleas calças super justas que moldam acintura mas que tapertam o teu estômago. Pois… Isso não ajuda. Qual a real informação que estás a passar para ti mesma? Mereces sentir-te confortável com todas as roupas. E se estás com medo de assumir que precisas de um tamanho normal, voltamos ao início: quem te ensiou que te deves sentir mal e inferior por teres uma tamanho normal? Queres fazer pate desse ciclo? O que é que essas crenças te acrescentam?
Move-te
Não porque queima mais calorias, mas porque termos uma actividade física que nos faça sentir bem e sair da rotina só traz benefícios à nossa saúde física e emocional. Encontra uma actividade que gostes de fazer. Não tem de ser ginásio, nem aulas, nem treino personalizado (contra mim falo, pois sou Perosnal Trainer). Mas procura algo que TE faça SENTIR bem.
Expressa Gratidão
Da próxima vez que te estiveres a sentir mal com a tua imagem, redireciona essas frases, imagens e sentimentos para frases de gratidão pelo teu corpo, pelo que ele te permite fazer: pernas para correr, braços para abraçar, sorriso para te expressares, olhos para ver o pôr do sol, etc etc
Depois de ler, aguma coisa mudou? Alguma das ideias que vais querer começar a trabalhar ara melhorares a tua imagem pessoal? Deixa nos comentários! Ter uma melhor relação com o corpo não é tarefa fácil, mas não te esqueças, o trabalho começa de dentro para fora! Faz parte do meu trabalho fomentar e trabalhar a imagem corporal de cad auma das minhas clientes, visto isto estar ntrinsecamente ligado à forma como te alimentas. , Compreende aqui um pouco do meu processo.