fbpx
Procurar
Close this search box.

Alimentação saudável em dias especiais

dias-especiais

Alimentação saudável

Quando vivemos cheias de regras e restrições alimentares podemos sentir ansiedade e desconforto quando estamos expostas a uma grande quantidade de comida. Começamos a sentir pânico de destruirmos a nossa alimentação saudável e com receio que tenhamos de compensar mais tarde.

5 dicas que resultaram a nível pessoal

Coma antes do evento:

Quando sabemos que vamos ter acesso a imensa comida a vontade de não comer antes caso não nos controlemos mais tarde é tentadora. Na realidade, isso começa a causar ansiedade em relação ao evento mesmo antes de chegares lá. Respeite o seu corpo e coma antes desse evento, tal como num dia normal. Se chegar à celebração cheia de fome, é ÓBVIO que vai querer comer TUDO. Alimentação não é para ser controlada e a fome é para ser respeitada.

Analise a comida

Quando chegar dê-se tempo para ver o que tem à disposição. Decida qual comida que para si é apelativa e que queira experimentar. Faça isto sem julgamento e cale as vozinhas negativas na cabeça. Restrição leva a binge ou compulsão, por isso tenha calma consigo e não se julgues! Podemos ficar tão pressionadas com o facto de haver tanta comida que quando damos por ela precisamos de 8 pratos para conseguirmos transportar toda a comida, acabando por pegar em coisas que nem gostamos. Isto acontece com mais frequência se não seguires a dica n#1. Lembra-te, se sentires fome e se ainda não estiveres satisfeita, podes voltar a repetir.

Coma de forma mais consciente

É fácil ficarmos distraídos com todo o convívio e nem nos apercebermos da quantidade que estamos a comer. Em vez disso, permita-se comer com atenção para afastar sentimentos de culpa. Repare no cheiro, no sabor, na textura, e noutras características do que está a comer. A quarta dentada pode não saber tão bem como a primeira. Isto vai ajuda-la a compreender a comida que a satisfaz e fá-la estar mais atenta aos seus níveis de saciedade. Veja aqui um exercício que quando aplicado com alguma regularidade vai ajudá-la imenso!

Compreenda a sua escala da fome: isto deve ser aplicado todos os dias. Tente compreender como é que sente a sua fome. Fisicamente, como é que ela se manifesta. Pode ser difícil, especialmente quando vivemos num Mundo onde toda a gente partilha as suas regras sobre a alimentação saudável, de tal forma que comemos porque está na hora e não porque sentimos fome. Este artigo vai ajudá-la a reconectar-se com a sua fome e a afastar todo o ruído externo. Há imensas maneiras para conseguir fazer isto, incluíndo uma escala da fome para a guiar a ouvir os SEUS sinais biológicos. Em breve partilharei mais informação sobre essa escala.

Não fique a remoer

Se há uma dica que deve levar de tudo isto e por em prática será esta: NÃO FIQUE A REMOER. Não se culpe se deu por si a comer mais do que esperava ou mais do que o normal. O que esse sentimento vai acrescentar à sua felicidade e bem estar? Nada. Em vez disso, retoma ao seu padrão normal de alimentação e continua a trabalhar na compreensão da sua fome, saciedade e satisfação. Não se prive, pois isso vai levar a que fique mais propensa a exageros no futuro. Lembre-se da EXPERIÊNCIA. Quando tiver 99 anos anos vai querer lembrar-se de quê? Das 3 bolachas a mais ou do convívio?

Repara que é daquelas pessoas que se tem disponível tem de se comer para não desperdiçar? Isso é imensamente comum. Pode ver este artigo para aprender os diferentes perfis de relação com a comida, onde se encaixa e como esse perfil pode ser nocivo ao seu bem estar.

Coloque estas 5 dicas em prática e sei que da próxima vez que tiver uma ocasião especial as coisas vão começar a mudar, a caminho de uma alimentação verdadeiramente saudável. Pode ver aqui quais os passos que vai passar quando começar a jornada para uma alimentação livre de culpa.

Lembre-se: somos fantásticas. E NUNCA desista de si!

POSTS RELACIONADOS

Castanhas Portuguesas: As Delícias Nutricionais

As castanhas são das iguarias que mais gosto. São extremamente versáteis (podem ser assadas, cozidas, no forno, ou na airfryer). Embora pequenas, estão cheias de

Comer saudável no shopping – o teu guia

Comer no shopping pode ser uma experiência deliciosa, mas frequentemente coloca desafios para aqueles que desejam manter uma abordagem saudável e intuitiva à alimentação. Como

13 Razões para sentires fome constantemente

Sentes fome constantemente? Mesmo depois de terminares uma refeição? Isso pode ser sinal de: Comer proteína e fibra suficientes, uma boa hidratação e uma boa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *