O pão engorda? Esta é uma das perguntas mais antigas da indústria fitness e de quem quer emagrecer.
Nenhum alimento por si só engorda e aconselho a ver o meu Instagram e seguir cada post para começar a compreender isto! Pão, uma vez por dia, todos os dias, não é de todo vilão. Aliás, comida alguma é vilão. Associar sentimentos de culpa para com a comida tem muito a ver com a mentalidade de dieta e isso é algo que tem de ser destruído de vez se quer verdadeiramente fazer as pazes com a comida.
O pão engorda?
Pão com manteiga, ou queijo, ou fiambre, não têm problema nenhum! Se é isso que realmente lhe apetece e sente fome, então vá em frente.
(para compreender melhor como sentir a sua verdadeira fome fisiológica veja este artigo aqui)
Tudo se começa a complicar quando deixamos de ouvir o nosso apetite e a comer para lá da nossa saciedade. De tosta com ovo, passamos a tosta com ovos feitos em leite, com abacate, com bacon e queijo feta por cima. De manteiga de amendoim acrescentamos fruta fresca, mel, frutos secos etc etc. Os ingredientes podem ser naturais, mas isso não faz deles baixos em calorias eu sem consequências quando começamos a somar. Para além de que, se tivesse realmente conectada com o seu apetite e se ouvisse a sua saciedade iria perceber exatamente quanto pão e quantos toppings realmente precisa para ficar saciada. Nem mais, nem menos. É isto que uma alimentação intuitiva consegue fomentar.
Reparando a foto acima, pedras são muito naturais mas não aconselho de todo!
Agora que já sabe que o pão não engorda e que é preciso saber ouvir a sua fome biológica e fazer as pazes com a comida.
Veja o meu acompanhamento de alimentação intuitiva para perceber como a posso ajudar.
Aconselho a manteiga de amendoim da Prozis e os spreads da Zumub
Lembre-se: somos fantásticas!