fbpx
Procurar
Close this search box.

Benefícios da aveia

Beneficios-aveia

Os flocos de aveia são um alimento centenário cheio de benefícios. O floco, em vez da farinha, além de ser menos processado, vai conter mais fibras e vitaminas, aumentando assim a tua saciedade.

Benefícios de consumir aveia

Descubra abaixo algumas razões pelas quais a aveia é uma excelente adição ao seu dia a dia.

Aveia é incrivelmente nutritiva

A composição de nutrientes é muito equilibrada. São uma excelente fonte de fibras (incluindo a beta-glucano que te ajuda a sentir saciada!)

Elas também contém mais proteína que a maioria dos grãos e cereais.

É rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Meia caneca de flocos cruos, cerca de 78 gramas de aveia seca contém cerca de:

  • Manganês: 191% do DDR (Dose Diária Recomendada)
  • Fósforo: 41% do DDR
  • Magnésio: 34% do DDR
  • Cobre: 24% do DDR
  • Ferro: 20% do DDR
  • Zinco: 20% do DDR
  • Vitaminaa: B9: 11% do DDR; B1:39% do DDR; B5: 10% do DDR

Tudo isto com 43gr de hidratos de carbono, 13 gr de proteína, 5 gr de gordura e 8 gr de fibra e 290 calorias. Relembra, 78gr de aveia é incrivelmente saciante e dará para mais do que uma refeição, deixando-a satisfeita durante horas.

Isto significa que a aveia está entre os alimentos mais ricos em nutrientes e com maior poder de saciedade que podemos consumir.

Aveia tem beta-glucanos

É rica em beta-glucanos, fibras solúveis com vários benefícios. Ajudam a reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue, promovem bactérias intestinais saudáveis e aumentam a sensação de saciedade.

Aveia é altamente saciante

A aveia (especialmente em papa) não é apenas uma refeição deliciosa para qualquer altura do dia como também é incrivelmente saciante. Escusado é dizer que consumir alimentos que a fazem sentir satisfeita e saciada é imperativo para ter uma relação saudável e equilibrada com a comida. Ou seja, tem de compreender quais são as refeições que lhe dão prazer e a deixem confortavelmente cheia e sem fome durante horas. Não há dieta, plano alimentar ou conjunto de regras em relação à sua alimentação que vá fazer com que se sinta verdadeiramente bem, para deixar de pensar em comer constantemente e ter de controlar a sua alimentação. Isso tem de ser você a descobrir. Tenho aqui informação para a ajudar a descobrir o prazer de comer.

O facto de a aveia a fazer sentir saciada é devido às fibras solúveis que faz com que as papas fiquem com uma textura cremosa. Para descobrir como é que pode transformar as suas papas numa refeição magnifica para qualquer altura do dia, pode ver as minhas sugestões no meu novo ebook de receitas de aveia.

Os beta-glucanos na aveia também pode promover a liberação do peptídeo YY (PYY), uma hormona produzida no intestino. Essa hormona da saciedade pode levar à redução da ingestão de calorias. Isto porque se sente verdadeiramente satisfeita fazendo com que naturalmente deixe de pensar em comer. Daí um dos princípios de Comer Intuitivamente seja ‘encontrar o fator de satisfação’

Aveia é extremamente versátil

Para além de tudo isto, a aveia é verdadeiramente versátil. Desde confecionar papas no microondas em minutos, a usar o floco para acompanhar refeições práticas e salgadas, o céu é o limite em relação ao que pode construir com este floco.

A aveia, para além de ser um alimento cheio de nutrição natural, também a vai deixar saciada durante horas. Por ser versátil, cabe-lhe a si procurar as versões que a deixam satisfeita também para poder sentir os verdadeiros benefícios da aveia todos os dias!

Lembre-se: somos fantásticas. E NUNCA desista de si!

POSTS RELACIONADOS

Castanhas Portuguesas: As Delícias Nutricionais

As castanhas são das iguarias que mais gosto. São extremamente versáteis (podem ser assadas, cozidas, no forno, ou na airfryer). Embora pequenas, estão cheias de

Comer saudável no shopping – o teu guia

Comer no shopping pode ser uma experiência deliciosa, mas frequentemente coloca desafios para aqueles que desejam manter uma abordagem saudável e intuitiva à alimentação. Como

13 Razões para sentires fome constantemente

Sentes fome constantemente? Mesmo depois de terminares uma refeição? Isso pode ser sinal de: Comer proteína e fibra suficientes, uma boa hidratação e uma boa

Cheesecake saudável fácil e rápido

Este é um cheesecake saudável, delicioso de caneca e que demora minutos a fazer. Se quer matar a gula por algo doce, aposte neste docinho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *