fbpx
Procurar
Close this search box.

Como realmente sentir fome?

Joana Amaral Alimentação Intuitiva

Compreender como vamos sentir fome é essencial para começar a fazer as pazes com a comida e para não nos descontrolarmos com a alimentação.

Vivemos num mundo que está constantemente a dizer-nos o que devemos comer ou deixar de comer. Isto faz com que nos afastemos cada vez mais destes sinais biológicos, tendo que aprender a ignorá-los ou mascará-los. Também aprendemos a contrariar aquilo que realmente queremos comer e somos levadas a comer iogurte quando na realidade queremos gelado. Somos capazes de comer 2 iogurtes, bolachas, chocolate e finalmente o gelado.

(veja aqui como pode redescobrir o prazer de comer de forma segura)

Se repara que nem sabe muito bem se tem fome quando começa a comer, ou não sabe porque lhe apetece comer se nem tem fome, não se preocupe, sei como a ajudar!

Como sentir fome?

Primeiro passo

Livre-se de todas as apps de contagem de calorias e macros e vive sem regras sobre a sua alimentação.

Eu própria, durante anos a fio, usei o MyFitnessPal (aplicação de contagem de macros e calorias). Embora seja interessante do ponto de vista nutricional, isto afasta-a completamente de viver sem dietas e de ouvir o que o corpo realmente precisa.

Se está a medir as calorias, ou quantos hidratos já ingeriu, é impossível ficar imparcial a esses números e satisfazer (e compreender) as suas verdadeiras necessidades. Isto tem a ver com o Princípio 1 de Comer Intuitivamente, que é Rejeitar a Mentalidade de Dieta.

Dê ao seu corpo energia adequada e de forma consistente

É importante dar energia ao seu corpo durante todo o dia, em períodos consistentes. Por vezes, devido a tantas tentativas de dieta, ou a horários laborais complicados, começamos a desenvolver padrões alimentares que nos desregulam completamente a nossa fome e a compreensão dos sinais que o nosso corpo manda. Ignoramos tanto esses sinais, que quando realmente nos permitimos senti-los, não nos conseguimos controlar. Já estamos com demasiada falta de nutrição.

Comece a estar atenta e a compreender quando realmente tem fome e permita-se comer, independentemente de que horas forem! Aqui abordamos o Princípio 2 de Comer Intuitivamente, chamado Honra a tua fome)

Familiarize-se com a sua ‘escala da fome’

Quando está na aprendizagem de comer intuitivamente, começa a ficar familiarizada com a sua escala da fome que vai de 1 a 10 , sendo 1 com tanta fome que quase cai para o lado e 10 estar completamente cheia. Tente perceber como é a sensação no seu corpo de começar a sentir alguma fome, de quando já está satisfeita, como está um pouco além de satisfeita, etc etc.

Quando digo compreender a sensação significa como o sente. Como estavam os níveis de concentração? Como sente a sua cabeça? O que sente na barriga? Etc etc. Familiarize-se com isto para se começar a compreender fisicamente! Isto é mais uma das muitas ferramentas e exercícios usados no processo de aprendizagem de Comer Intuitivamente.

E aqui estão 3 maneiras para começar a compreender os sinais da sua fome biológica, ponto crucial para fazer as pazes com a comida e comer de forma naturalmente saudável.

Se precisa de ajuda a começar o seu percurso de liberdade, amor próprio e de apreciação real da comida, pode contar comigo e com o meu programa online Equilíbrio Natural aqui. Se experimentar alguma das sugestões acima para reaprender a sentir fome, partilhe comigo o seu resultado!

Lembre-se: somos fantásticas. E NUNCA desista de si!

POSTS RELACIONADOS

Castanhas Portuguesas: As Delícias Nutricionais

As castanhas são das iguarias que mais gosto. São extremamente versáteis (podem ser assadas, cozidas, no forno, ou na airfryer). Embora pequenas, estão cheias de

Comer saudável no shopping – o teu guia

Comer no shopping pode ser uma experiência deliciosa, mas frequentemente coloca desafios para aqueles que desejam manter uma abordagem saudável e intuitiva à alimentação. Como

13 Razões para sentires fome constantemente

Sentes fome constantemente? Mesmo depois de terminares uma refeição? Isso pode ser sinal de: Comer proteína e fibra suficientes, uma boa hidratação e uma boa

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *